top of page
  • Beatriz

Flax



Oi gente! O projeto de hoje também é de uma receita da dupla Tin Can Knits. Chama-se Flax (linhaça em português) e é um pullover tipo raglan super fácil de tricotar. Em alguns ponts anteriores sobre o trabalho destas designers canadenses, Alexa e Emily, e sobre a série para aprender a tricotar elaboradas por elas chamada The Simple Collection. A receita tem medidas para tamanhos desde recém-nascido até 4GG, tudo muito bem explicado e fácil de acompanhar.

Este projeto começa pela gola, trabalhando algumas carreiras em ponto barra, depois aumentamos em lugares específicos para o corpo e as mangas. Feito todos os aumentos necessários separamos o trabalho e tricotamos o corpo em circular, deixando as mangas em espera. Quando atingimos o comprimento desejado de corpo fazemos algumas carreiras mais em ponto barra e arrematamos. Por últimos se tricotam as mangas, também em circular, com a técnica de laço mágico ou agulha de pontas dupla. A grande vantagem de tricotar em agulhas circulares é que a peça fica sem costuras . Particularmente eu não curto ter que costurar depois que terminei de tricotar, acho cansativo e fico tensa com medo de errar...

O casaquinho de bebê está feito com lã Bambino da Pingouin nas cores nuvem (049 bege) e branco (002). Esta lã é um pouco mais fina (espessura sport de acordo com o Ravelry) do que a que pede a receita (worsted), então eu trabalhei um número de manequim acima da idade que queria. O certo seria ter feito a amostra de tensão, mas a gente sabe que às vezes dá preguiça, né? =)

Já o pullover rosa eu fiz para mim (ieiiii!). Foi a primeira peça de vestuário que tricotei, fora cachecois e xales, que fiz para mim mesma. Normalmente as peças que faço são para dar de presente para alguém, a maioria para bebês, então foi um pequeno desafio pessoal. Usei uma lã de baby alpaca que ganhei de presente de natal de uma loja aqui de Santiago chamada Hilar - uma delícia de tão macia! Descobri depois que não se deve utilizar fios 100% alpaca para peças de roupa pois a alpaca tende a crescer muito com o tempo, podendo perder a modelagem. Fiquei com um pouco de medo, mas por enquanto está tudo no lugar. O ideal é usar lãs de alpaca que sejam misturadas com alguma outra fibra para ter menos probabilidades de deformação da peça.

E vocês? Qual foi a primeira coisa que tricotaram para vocês mesm@s?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page